Uma história sobre a Casa

É possível dizer que a Casa Perky hoje, um ano após sua inauguração, tornou-se o projeto mais conhecido da That Design. Não somente pelos impressionantes resultados de venda mas especialmente pela repercussão do projeto na mídia internacional em blogs, revistas e livros especializados em retail design de algumas partes do mundo. Entretanto o que muitos desconhecem são algumas histórias interessantes sobre como concebemos esta loja concebida com o intuito de criar uma experiência realmente autêntica com a marca.

Primeiramente esta foi a primeira vez em que trabalhamos em um projeto que envolvia uma casa listada como patrimônio da cidade de Porto Alegre, o que fez que atentássemos para vários detalhes conceptivos mas que não prejudicassem a alma da marca que deveria ser desnudada em cada cantinho desta que seria a primeira loja da Perky.

O processo demorou algum tempo para sair do papel e tivemos de fazer várias modificações físicas na parte interna do prédio para que a loja respeitasse as condições de acessibilidade necessárias e pudesse tornar-se mais acolhedora e inclusiva, pois esta é uma das principais características da marca. O piso, por exemplo, foi rebaixado cerca de 80cm para eliminar os degraus de acesso o que fez com que as janelas (que seriam as vitrines) ficassem com o peitoril a 170cm do chão. Ainda falando nas vitrines decidimos remover as folhas das esquadrias (devidamente armazenadas) e manter os caixilhos intactos colocando vidros temperados para que a loja realmente se abrisse 24 horas para o parque da Redenção, com uma iluminação noturna que destaca toda a esquina.

Sistemas de exposição móveis das vitrines

 

Cada mobiliário da loja foi cuidadosamente projetado exclusivamente para a Perky, e nenhum móvel foi comprado pronto com exceção das banquetas amarelas da área de personalização dos presentes. Atribuímos a esta ideia o fato de que a Casa precisava ter uma identidade somente sua, que não existisse em nenhuma outro ponto de venda e que refletisse os conceitos de alegria, leveza e diversidade que são partes fundamentais do DNA da marca. O sistema de exposição dos produtos da loja foi cuidadosamente formulado com o nosso conceito próprio de “loja mutante”, ou seja, é possível alterar o zoneamento, quantidade de produtos expostos, “hot spots”(áreas de destaques), alturas e maneiras de apresentação da mochilas e calçados sem muito esforço e assim, em caso de uma quantidade inesperada de vendas, a loja não pareça estar com falta de produtos.

Mas o fator que mais chama a atenção foi a escolha do ponto comercial. De frente para o parque Farroupilha a Casa desde a obra recebeu um carinho imenso dos residentes do bairro que abraçaram a nova loja como patrimônio do bairro. Enquanto administrávamos a obra, não faltaram curiosos especialmente –acreditem – da terceira idade que colocavam a cabeça para dentro da porta perguntando o que estava acontecendo e quando era a inauguração pois já estavam ansiosos. O resultado foi um grande aumento no número de consumidores desta faixa etária que nem era o público foco da marca, mas que literalmente sentiram-se em casa e tornaram-se novos adeptos da Perky. Lembramos de às vésperas da inauguração, ainda finalizando na montagem dos mobiliários na loja, um senhor espiou dentro, virou-se e elogiou o projeto dizendo que os prédios antigos da cidade precisavam de reciclagens como esta o que encheu a equipe, os proprietários da loja e os donos da marca de muito orgulho. O melhor foi descobrirmos por ele era um professor aposentado da Faculdade de Arquitetura da URGS exatamente da disciplina de restauro.

A Vibe da festa de inauguração (8 de dezembro de 2016) foi incrível com som ao vivo, DJs, food trucks, food bikes e muita gente curtindo este novo momento desta grande marca. A alegria da festa se repetiu no aniversário agora em dezembro com um público fiel e sempre buscando as clássicas estampas e o jeito leve de atender da Perky. Vida longa à Casa Perky e a esta parceria com a That Design. Ainda no primeiro semestre de 2017 a casa irá trazer uma grande novidade em seu pavimento superior que promete trazer ainda mais alegria, em um novo projeto da That Design Company.

Mais fotos da Casa Perky.

 

Posted on 30/12/2016 in Branding, Design, Design de Mobiliário, Experiência da Compra, PDV, Ponto de Venda, Retail Design

Share the Story

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top